quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Para o dia "Saudades"

 


A saudade é um sentimento que demonstra a nós mesmos, o quão importante foram para nós, ou ainda são, as pessoas de quem estamos sentindo falta.


Neste caso, quem está fora do alcance dos olhos, continua dentro do nosso coração. Esse é o verdadeiro significado do que sentimos a respeito de alguém que se foi ou se encontra distante de nós. Isto é saudade!


Mas, mesmo assim, não soframos tanto, ou melhor, não soframos tentando mudar o passado, pois, isso jamais acontecerá. É com o presente que devemos nos concentrar, e é aí que as coisas começam a melhorar.


A saudade dói, dilacera o coração, mas, às vezes, é bom sentir saudades de alguém, para entendermos que devemos dar mais valor àquelas pessoas que estão ao nosso lado, que nos amam e que, também nós, muitas vezes, dizemos que as amamos.


Procuremos valorizar as pessoas que estão ao nosso redor, não só com palavras de carinho, mas, sobretudo, com atitudes de amor. Quando elas, por algum motivo, partirem, a saudade não dilacerará o nosso coração com um arrependimento tardio.


Que este dia lhe traga boas realizações, saúde e muita paz.

Paz profunda 

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Reflexão sobre os desejos individuais que distorcem o carater, a moral e a ética.

 



*REFLEXÃO  SOBRE OS DESEJOS INDIVIDUAIS QUE DISTORCEM O CARATER, A MORAL E A ÉTICA"


O desejo de possuir, embora tenha um lado bom, tem também um lado pernicioso e preocupante: a ambição desmedida.

As pessoas de muitas posses, quase sempre, querem ter mais e mais. Elas, muitas vezes, esquecem que o lado bom da riqueza, o que verdadeiramente alegra, aparece quando a utilizamos para fazer também boas obras e ajudar ao nosso próximo.

Uma riqueza alcançada honestamente é motivo de justo orgulho, prazer e de realização, mas deve servir também à sociedade. Acertadamente, disse um Papa: "sobre toda riqueza pesa uma hipoteca social". 

E, para que querermos ter sempre mais? Nos controlemos, para que não nos tornemos ambiciosos e avarentos. Quantas vezes, podemos passar sem isso ou aquilo, pois, sabemos bem que nem tudo que desejamos é necessário.

Sabemos também que as nossas necessidades são elásticas e variam segundo a nossa vontade. Se as entendemos importantes demais, espicham-se, se tornam exigentes e imperiosas; se as ignoramos, encolhem-se e até desaparecem.

Para que a ânsia da riqueza não nos domine, imaginemos que ela não é tão necessária a ponto de perturbar a nossa felicidade. Quanto mais acharmos que precisamos, mais pobres nos sentiremos.

Para este dia, iniciemos,  fortalecendo um conceito que é, sem duvida, muito forte: o "SER" traz muito mais felicidade do que o "TER". O segredo é harmonizar as duas coisas. Tentemos sempre!


Paz profunda 

✌🙏🙌🎅

domingo, 2 de fevereiro de 2025

02 de Fevereiro dia da Padroeira de Campo Largo


 

A Pietà de Michelangelo e a Compaixão de Nossa Senhora da Piedade

A escultura Pietà, de Michelangelo, é uma das mais impressionantes representações da compaixão materna. Esculpida em mármore no final do século XV, ela retrata a Virgem Maria segurando o corpo sem vida de Jesus após a crucificação. Apesar da dor imensa, seu rosto não expressa desespero, mas sim uma serena aceitação, uma profunda entrega à vontade divina. Essa obra nos convida a refletir sobre a dor e o amor que se entrelaçam na vida, e sobre a força silenciosa que encontramos na fé.

Assim como na Pietà, Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Campo Largo, continua sendo um símbolo de acolhimento e conforto para todos aqueles que enfrentam momentos de sofrimento.

02 de fevereiro – Dia de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Campo Largo

Hoje, os corações campolarguenses se voltam com devoção para Nossa Senhora da Piedade, Mãe de Misericórdia e conforto dos aflitos. Que sua presença amorosa envolva cada lar desta cidade, trazendo paz, esperança e fé renovada.

Que sua intercessão abençoe todas as famílias, fortalecendo os laços de amor e união. Que os doentes encontrem alívio, os que enfrentam desafios encontrem forças, e que cada coração seja iluminado pela certeza de que nunca estamos sozinhos.

Nossa Senhora da Piedade, rogai por Campo Largo e por todos os campolarguenses!


Sou Abilio Machado - Natural de Campo Largo, Arteeducador Cênico e Plástico,  Docência em Filosofia e Teologia, e mais...

sábado, 1 de fevereiro de 2025

Reflexão sobre ser feliz...A nossa procura...



Temos todas as condições e motivos para sermos felizes, pois, estamos vivos.


Mas, a felicidade precisa ser percebida para ser estimulada, vivenciada e, sobretudo, partilhada. Somos felizes e, na maioria das vezes, não temos esta percepção. Temos vida, e ela está aí para que a desfrutemos nas belas e boas possibilidades do mundo. Deus nos criou para a felicidade. 


Nascermos, foi simplesmente a nossa primeira grande vitória proporcionada pelo Criador. A única derrota que pode nos destruir é a morte. Até lá, construamos vitórias diárias vivendo a vida com sadia intensidade.


A sobrevivência é difícil, mas a cada novo dia, ao nos colocarmos sob a proteção de Deus, criamos uma motivação diferente para iniciar uma nova página e um novo capítulo na busca de novas conquistas.


Se além do espírito, cuidarmos bem da nossa saúde, poderemos quase tudo: estudar, trabalhar, viajar, divertir, transformando em belezas todas as emoções, sejam de melancolia, de tristezas, prazer ou dor, vivendo assim em plena alegria.


Então, não façamos da nossa vida uma curta e simples vela de cera, com uma tímida luz e que se consome mais rápido com o simples sopro do vento, mas sim, uma tocha intensa que brilhe intensamente nos clareando novos caminhos.


Nos lembremos que, temos o poder dentro de nós mesmos, para fazermos o que é preciso ser feito para cumprirmos a missão que nos foi confiada pela Providência Divina. Cuidemos, pois.


Que tenhamos um dia de muita paz e transbordando saúde.


Paz profunda 

✌️🙏🙌🎅