terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

A mentira ...



 A mentira...

A mentira é como uma frágil teia de aranha, tecida com esforço e delicadeza, mas destinada a se desfazer diante da menor pressão. Embora possa parecer uma solução momentânea, a mentira carrega consigo o peso do esforço contínuo para sustentá-la. Como uma planta que requer constante rega e cuidado para sobreviver, a mentira demanda energia e atenção constantes de quem a proferiu.


Aquele que mente encontra-se preso em um ciclo de manutenção, onde cada palavra adicional é uma camada sobre a falsidade inicial, aumentando a complexidade e fragilidade da construção. E, assim como uma construção mal feita, eventualmente a mentira desmorona sob seu próprio peso, expondo a verdade nua e crua.


O esforço para manter uma mentira não só consome recursos mentais e emocionais, mas também mina a confiança e os relacionamentos. A confiança, uma vez abalada pela descoberta da mentira, pode levar anos para ser reconstruída, se é que isso é possível.


Portanto, enquanto a mentira pode oferecer uma fuga temporária da realidade, sua sobrevivência é sempre precária. A verdade, por outro lado, pode ser dolorosa no início, mas é o alicerce sólido sobre o qual se constrói confiança e relacionamentos verdadeiros e duradouros.

Por Abilio Machado 

#mentira #esforço #recursos #mente #emoção #conduta #vício #frágil

Nenhum comentário:

Postar um comentário