sábado, 3 de agosto de 2024

Enfrentando a Iniquidade: Uma Reflexão Sobre o Estudo Desta Semana do Vem E Segue-Me...

 



Enfrentando a Iniquidade: Uma Reflexão Sobre o Estudo Desta Semana do Vem E Segue-Me...


*Quando Alma viu a iniquidade que o cercava, sentiu-se profundamente abatido por “tristeza”, “tribulações” e “angústias”* (Alma 8:14).


Sabe aqueles dias em que tudo parece dar errado e o mundo parece estar mergulhado em injustiça e maldade? Pois é, Alma, um profeta do Livro de Mórmon, também teve seus momentos assim. Ele olhou ao redor e viu tanta iniquidade que seu coração se encheu de tristeza, tribulações e angústias. Dá para imaginar a cena: Alma, desanimado, se perguntando como continuar diante de tanto mal, de tantas desorientações entre seu povo.


Parece até que estamos falando dos dias de hoje, não é? O mundo moderno não é muito diferente. A iniquidade está por toda parte, desde pequenas injustiças cotidianas até grandes corrupções e violências. E aí vem a pergunta: como um cristão de hoje pode lidar com essa enxurrada de negatividade, de incoerências entre o ser, ter,  existir?


Bom, talvez possamos aprender algo com Alma. Mesmo abatido, ele não deixou que a tristeza o paralisasse. Ele buscou forças em Deus e continuou sua missão. Então, o que podemos fazer diante da iniquidade?


Primeiro, a oração e a meditação podem ser um grande refúgio. Tirar um tempo para conversar com Deus e refletir sobre as escrituras ajuda a encontrar paz e direção, não basta apenas ler,  deve-se absorver, estudar, procurar aprendizado no Evangelho. Não subestime o poder de um momento tranquilo de oração, com entrega, perdão e transformação.


Depois, tem a comunidade. Sabe aquela sensação de pertencimento que sentimos quando estamos entre amigos que compartilham da mesma fé? Isso é poderoso. Apoiar-se na comunidade pode aliviar a carga, eis a grande força da igreja, das reuniões,  dos estudos. Compartilhar nossas lutas e encorajar uns aos outros é fundamental, eis aqui o fervor do testemunho.


Ah, e por fim, a ação. Não adianta só reclamar do mundo, temos que agir. Pequenos atos de bondade e justiça podem fazer uma diferença enorme. Pequenos atos de honestidade aliviará o peso dos seus ombros mesmo que o mundo o ache bobo pé ação. Pode parecer clichê, mas é verdade: combater a iniquidade com amor e ações positivas é uma das melhores formas de resistência.


Então, da próxima vez que a iniquidade do mundo, leia-se aqui também família,  amigos e vizinhos, te abater, lembre-se de Alma. Use a tristeza como um ponto de partida para buscar forças em Deus, apoiar-se na comunidade e agir com bondade. Afinal, mesmo em meio ao caos, podemos ser luz e esperança como disse o profeta: pensemos Celestial.


*este texto corresponde a sua reflexão do estudo desta semana do Vem E Segue-Me? Se lhe foi relevante...Comente,  compartilhe, releia.


Paz profunda ✌ 🙏 🙌 🎅 

🎅Abilio Machado🎅

Nenhum comentário:

Postar um comentário