domingo, 20 de outubro de 2024

Por que as pessoas que mais precisam são as que mais reclamam ?


A alguns dias participei de um processo para ajudar a uma família que chegou de longe e estava só e perdida na capital do estado e através de uma página no Facebook acabei por empatizar com a situação e fui levado a dar as direções e buscar ajuda através do meu presidente de Quórum e bispo, mas como reza a lenda nem sempre sai da maneira que sonhamos ou desejamos... E hoje em conversa com minha irmã que veio me visitar falamos sobre pessoas que reclamam de mais da conta...E com todo o acontecimento e de nossas conversa saiu este pequeno texto de reflexão:


Por que as pessoas que mais precisam são as que mais reclamam? 


Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento de nossas vidas. A verdade é que existem diversas situações e comportamentos que podem levar uma pessoa a reclamar constantemente, mesmo quando ela está em uma situação de necessidade. Neste ebook, vamos explorar as razões por trás desse fenômeno, discutindo questões relacionadas ao equilíbrio emocional, rupturas sociais, transgeracional, moral, política e espiritual.


Desde o primeiro manifesto de percepção de comportamento citei: Não apaguei as velas que estão iluminando seu caminho. Para ver se a mudança aconteceria no decorrer do tempo, ah que vã esperança,  acabamos bloqueados todos creio eu...


Situações que levam as pessoas a reclamar


Existem diversas situações que podem levar uma pessoa a reclamar constantemente. Por exemplo, quando alguém se encontra em uma situação de necessidade, como a falta de recursos financeiros ou de apoio emocional, é natural que essa pessoa se sinta frustrada e descontente. Além disso, problemas de saúde, dificuldades no trabalho e conflitos familiares também podem contribuir para o aumento do comportamento de reclamação. E a priorização de si, mesmo sabendo que outros necessitam, sempre a dor do narcisista será maior, sua necessidade é imediatista, ela tem que ser atendido primeiro, vemos isso diariamente em vários lugares principalmente em atendimento médico onde todos estão para serem atendidos como pacientes porém haverá aquele que quererá ter a prioridade na prioridade sem ter entendimento do que significa preferencial. 


 Comportamentos que favorecem a reclamação


Alguns comportamentos podem favorecer o hábito de reclamar. Por exemplo, pessoas que têm dificuldade em lidar com suas emoções e que não conseguem expressar suas necessidades de forma assertiva tendem a recorrer à reclamação como uma forma de chamar a atenção para si mesmas. Além disso, indivíduos que possuem baixa autoestima e que se sentem constantemente desvalorizados também são mais propensos a Equilíbrio emocional e a reclamação. Ou o seus opostos, aquela pessoa a sempre conseguir que façam suas exigências,  que cedam ao seu mecanismo manipulador, do eu sou por mim como principal lema de vida.


O emocional perturbador


O equilíbrio emocional desempenha um papel fundamental na forma como lidamos com as situações adversas da vida. Pessoas que possuem um bom controle emocional são capazes de enfrentar os desafios de forma mais positiva e construtiva, enquanto aquelas que se deixam levar pelas emoções negativas tendem a reclamar com mais frequência. Portanto, desenvolver habilidades de inteligência emocional pode ajudar a reduzir o comportamento de reclamação.


Rupturas sociais e transgeracionais


As rupturas sociais e transgeracionais também podem influenciar a propensão das pessoas a reclamar. Por exemplo, indivíduos que cresceram em um ambiente familiar onde a reclamação era comum tendem a reproduzir esse comportamento em suas próprias vidas. Da mesma forma, a falta de oportunidades e de acesso a recursos básicos pode levar as pessoas a se sentirem injustiçadas e, consequentemente, a reclamar mais. Colocaríamos aqui um condicionamento a repetir o conceito aprendido. E este aculturamento família e social são os mais difíceis de se desconstruir porque em alguns casos se transformou em vida orgânica, só se vive nesta e desta maneira , sendo uma crença que só assim funciona.


Aspectos morais, políticos e espirituais


Questões morais, políticas e espirituais também podem influenciar a forma como as pessoas lidam com suas necessidades e frustrações. Por exemplo, indivíduos que possuem uma visão de mundo baseada em valores éticos e espirituais tendem a buscar soluções construtivas para seus problemas, em vez de simplesmente reclamar. Além disso, a falta de representatividade política e de políticas públicas eficazes pode levar as pessoas a se sentirem desamparadas e, consequentemente, a reclamar mais, levando este conceito a outros lugares como hospitais, igrejas, empresas e escolas, pois se veem sempre como os únicos a precisarem de ajuda mais que o outro a tal que ao fazerem o pedido de sua necessidade já estabelecem regras e poréns.


Por fim as pessoas que mais precisam nem sempre são as que mais reclamam por simples capricho. Existem diversos fatores que podem contribuir para o comportamento de reclamação, desde situações de necessidade até questões emocionais, sociais, morais, políticas e espirituais. Portanto, é importante compreender esses aspectos e buscar formas saudáveis de lidar com as dificuldades da vida, em vez de simplesmente se deixar levar pela reclamação constante. Afinal, a mudança começa dentro de nós mesmos. Olhar o todo e o contexto se faz necessário. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário