domingo, 12 de setembro de 2021

O que contamina...

  Mateus 15:11

“O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca; isso é o que contamina o homem.”

Jesus quer me ensinar que não é o que como que me contamina, mas os sentimentos e os desejos que saem de meu coração e que são transformados em palavras que acabam magoando e ofendendo o nosso próximo. Portanto devo cuidar de meus sentimentos e também das minhas palavras, pois o que sai da boca procede do coração e contamina o homem.

As vezes pode parecer que palavras saem de mim para motivar, ensinar ou evangelizar, mas neste ímpeto estou criando afastamento, preterindo pessoas. E muitas vezes pratico da mesma forma que não gosto que falem de mim, do que gosto, do que creio, do que me alimenta, então vem a aplicação adaptada de "não fazer ao outro o que não desejo que façam a mim".

Está semana foi para mim tão estranhamente auto resignificativa, tenho me encontrado em lugares, grupos e pessoas que gastam mais tempo falando do outro, julgando o outro que olhando para si. 

E devido a isso, busquei avaliar o por quê fazia ou faço parte daquele grupamento de pessoas, seja artístico, social, profissional ou religioso. E o principal quesito é aquilo que vi ou ouvi como me atingiram ?! Qual serão meus próximos passos em relação a isso. O primeiro ímpeto foi me afastar momentaneamente naquele momento para não ser contaminado e não cair naquela "vibe".

O segundo e devo dizer fundamental foi sentar à um canto e orar. 

Pedi ao Senhor meu Deus e criador que me revele Sua vontade em mim...

Devo lembrar que as palavras devem andar junto das ações?!

Devo manifestar as incoerências ?! Se o fizer não estaria eu caindo no ciclo da perda de tempo em apontar o outro esquecendo da minha função ?!

Devo alertar que falar de coisas que eu mesmo não sigo, ou só faço para buscar me automotivacionar para também mudar?!

Devo ou não devo, eis a questão! Parafraseando Shakespeare, se bem que o "Ser ou não ser" cabe cono luva.

Lembrando que este eu não são os outros, as decisões na jornada são minhas, porque perder tempo ao falar dos outros se as mudanças mais significativas para tudo apenas dependem de mim?!

Pensei nisso está manhã, ao ter como gatilho uma narrativa e um comentário que me soaram a preterir, a zombar, a desqualificar... E ante a isso acabei dando um passo atrás para observar mais profundamente não aos outros, mas a mim mesmo...

Eis que Deus me responde:

 “Antes de apontar um defeito do outro, enumere 10 dos seus próprios defeitos”! 

 "Ao invés de apontar, que tal ajudar e aprender para não cometer os mesmos erros?"


Dica de leitura...
Mateus 7
https://www.churchofjesuschrist.org/study/scriptures/nt/matt/7?lang=por


#fraterabiliomachado 

#papainoelabiliomachado 

#oquecontamina

#12set202110h50



Nenhum comentário:

Postar um comentário