domingo, 25 de abril de 2021

A PIEDADE !

 Na visita à minha irmã, Lenita, nesta sexta feira, 23, um tema que surgiu entremeado à nossa conversa foi piedade.

Disse a ela que escreveria algo sobre A PIEDADE !

Seria uma virtude humana ?! 

Como é a prática da Piedade?!

A PIEDADE antes de tudo é uma ação-sentimento, ela é o sentido doloroso da compaixão. Quando nos apiedamos de alguém, sofremos por e com ele, e sim, causa dor.

Nós não gostamos de sofrer, então pode acontecer de que ao termos contato com este sentimento piedoso nos provoque incômodo e por isso podemos fugir, desviar o foco ou atenção. Muitos se refugiam na indiferença, na rejeição, tentam transformar o coração mais duro, as emoções em gelo.

Tomar consciência dos beneficios que exercer a piedade nós causa, e adentrar a um mundo do bem, da solidariedade, e fazer com que ameniza as dores do outros fará amenizar a própria dor.

Dividir o sofrer do nosso irmão,  não é  aprovar é tampouco assumir para nós, meu pai dizia que não basta querer fazer a caridade, há descer ter diploma de bom samaritano. Ele queria dizer para que só ajudasse somente depois de fazer uma faculdade de serviço social ? Não,  ele queria dizer que tenho de conhecer, saber a história, a causa, os motivos, para que seja pleno o ato é não apenas uma remediação.

A compaixão ou piedade é um pensar que provoca reflexões,  que darão ideias para ações que seriam o contrário da crueldade é da indiferença, que se regozija com o sofrimento do outro, e do egoísmo, que não se preocupa com ele, daquele que não está nem aí enquanto seja na casa do vizinho, só se manterá proativo quando a água subir e bater as portas da sua *bunda*. 

Poderia então classifica-la como uma atitude mental colocando ações em prática baseada no desejo de que os outros se livrem do seu sofrimento. 

Nos associa a uma sensação de compromisso, responsabilidade para com o nosso irmão físico, mental e espiritual.

Ser piedoso é sobretudo ser um ser inconformado com o ambiente, com as situações,  com vícios,  com escravizações socioeconômicas e políticas.

 
Temos Que crê que todo ser humano tem o desejo, o direito de ser feliz e aprender a superação e mover a vontade a ser então resiliente de e sobre si.

Na piedade encontramos a empatia, instrumento  sentimental que nos  faz aproximar dela, a piedade.
A empatia foi muito bem pesquisada e descrita pela psicóloga Lilian Gomes em seu TCC de graduação em psicologia.

A empatia é a condição psicológica que permite a uma pessoa sentir o que sentiria caso estivesse na situação, circunstância e experimentada pelo outro.

Esta empatia nos coloca em uma visão de perspectiva da mesma situação,  provocando um outro olhar, uma outra percepção e quando usado de maneira correta, com a devida isenção fará com que soluções surjam e a fomentação criativa de sobrevivência e apoio exploda em caminhos exploráveis de saída.

Desenvolvendo esta habilidade sentimento podemos oferecer interferência à diluir a dor e sofrimento do outro.

Como a piedade é um ato de amor, ao manifestamos esta  piedade estaremos exercendo nosso sacerdócio,  nosso dom missionario,  tanto pedido por Deus e orientado por Cristo.

#EnsinamentosdoPapaiNoel
#piedade
#empatia

Nenhum comentário:

Postar um comentário