sábado, 3 de abril de 2021

Sábado de Aleluia

 



Quando era pequeno tinha muito medo deste dia, pois era um dia de descanso, de reflexão, haviam novenas quase toda a quaresma, mas também era um dia propício de levar uma aleluia, e o ideal era não dar a vez do começo, porque se não desandaria a uma boa surra pela quaresma resguardada, pela sexta santa e outras coisinhas a mais. Mas quero descrever sobre o sábado santo, o dia em que mostra que no Sábado de Aleluia, Jesus morreu de verdade. Não foi uma farsa. Jesus morreu, assim como todos nós um dia também teremos de morrer. Sua identificação com a humanidade foi completa, nascimento, vida e morte. Mas Jesus foi um passo mais além.

Acredite, dirigi por sete anos a Paixão de Cristo e numa delas, a sexta o ator faltou e eu tomei seu lugar, usando peruca à época, emprestado da Sra. Munareto, e vivenciei momentos angustiantes, e isso que o Arnaldo me bateu pouco, E claro que não há comparação, mas em minha mente aquilo aconteceu, e eu sofri. E devo dizer que ninguém poderia ter sobrevivido à crucificação, junto com a perda de tanto sangue, de tantas torturas e cansaço físico e mental. Jesus esteve mesmo morto no Sábado de Aleluia. Dia da Vigília, dia que antecede ao cumprimento de toda a Sua verdade, esta vigília Pascal se relaciona com a preparação para o que viria, temos de lembrar que Ele foi retirado da cruz com o aval de um parlamentar José de Arimateia, ajudado por Nicodemos e outros que ali estavam, foi por hora colocado no sepulcro, assim foi feito às pressas para que não se ferisse o Santo Sábado ou o Dia de Descanso que fazia parte da Lei Judaica, lacrado por pedra e vigiado porque o Sinédrio tinha medo de que os próprios discípulos roubassem o corpo, mas os discípulos estavam amedrontados, uns duvidosos, outros o negaram, outros se afastaram. E você como está seu sábado de Aleluia ? Jejuou, orou, vigiou, ajudou, refletiu ?

Como está este sepulcro a que chama coração ? Qual tamanho de coisa está aprisionando dentro de si e que precisa de libertação, de perdão, de emancipação ? Será que vai deixar que tudo isso desejos, promessas, vontades, mudanças, compromissos, ressuscitarão e lhe darão o alento e nova vida ?! Lembre-se amanhã, Dia de Páscoa é dia de libertação, libertação do povo escravo, e libertação pela ressurreição ! Mas devo declarar a vocês: Jesus venceu a morte! Seu sacrifício na cruz foi perfeito e quebrou o poder da morte, trazendo salvação a todos que crêem nele (1 Tessalonicenses 4:13-14). Assim como Jesus morreu mas depois ressuscitou, quem crê nele também morrerá mas tem a promessa da ressurreição para a vida eterna (1 Coríntios 15:55-57).

A morte não é o fim da história!


#ensinamentosdepapainoel

#sabadodealeluia

Um comentário: