segunda-feira, 26 de junho de 2023

Frustrado com minha igreja !

 



Frustrado com minha igreja!

Eu sempre fui ou tentei ser um cristão fiel e em cada uma das igrejas que vivi e convivi, procurei ser  dedicado à medida do que dei de melhor dentro do meu possível. Cresci rm determinada igreja, aprendi o viés de outra e aprendi a amar a Deus e a seguir seus mandamentos em outra. Porém ultimamente eu tenho me sentido frustrado com a minha igreja, a que frequento. Não é que pareça que ela não me entenda, para ela parece que não existo, não me enxerga, não me desafia, não está nem aí. Parece que ela está presa em um tempo que não é o meu, ou o tempo que estive afastado, me dedicando a outra que também me frustrou, tal qual, uma repetição, mrsma ação frustrativa em caso semelhante e assim parece que não falamos a mesma linguagem e cultura... 

Parece não ser a minha linguagem, em uma visão que é a minha, porém olham para mim como se eu nada fosse, por vezes pareço os ler dizer: Nossa apareceu! Ou, Que este faz aqui entre nós,  os seletos.

Eu quero uma igreja que seja relevante para o meu mundo, que se importe com os problemas reais da sociedade, que dialogue com a ciência e a arte, que seja criativa e dinâmica, que me faça crescer na fé e no conhecimento. Eu quero uma igreja que seja uma comunidade de amor, de serviço, de missão, de transformação. Eu quero uma igreja que seja o corpo de Cristo vivo e atuante.

Mas a minha igreja parece ser o contrário disso tudo. Ela é superprotetora e tal que parece superficial, gosto da sua estrutura dogmática, porem é monótona, as vezes passa a impressão de alienada. Acho ótimo que seja  legalista e tradicionalista,  e conservadora aos bons costumes. 

Porém,  tem vezes que ela me faz sentir entediado, desanimado, isolado, culpado, confuso. Há uma pregação e num repente não se cumpre o que foi pregado. Ela me faz sentir que Deus está ausente da minha experiência de igreja.

Eu não sei o que fazer. Eu não quero abandonar a minha fé, mas também não quero continuar sofrendo na minha igreja. Eu já tentei conversar com os líderes, mas eles não me ouviram ou não me entenderam. Eles acham que sabem todas as respostas e que eu sou apenas um rebelde sem causa, que vivi em outra igreja e tenho até mesmo palavras de outra denominação. Slguns irmaos me dizem para ter paciência, para obedecer, para confiar. Mas eu não vejo mudança nenhuma.

Eu estou cansando de esperar. Eu estou cansando de fingir. Eu estou cansando de me conformar. Eu quero viver a minha fé de forma autêntica e significativa. Nao quero ficar esperando que alguém diga, olha ele está doente vamos nos organizar para ajuda-lo ou de quem é a vez de ir visita-lo, hora num dia há um ímpeto de solidariedade e no outro aquele deixevpara lá.  Acabei de lembrar que escrevi que não iria comparecer porque não estava bem, e a resposta foi que a recomendação que só se poderia faltar se fosse covid, e então pensei: Caracas e as outras comorbidades?! 

 Eu quero encontrar uma igreja que me acolha como eu sou, que me ajude a descobrir o meu propósito, que me inspire a seguir Jesus de verdade. E que esteja presente na minha vida e não somente quando eu esteja presente na dela...quero uma igreja recíproca. 

Será que essa igreja existe? Será que eu posso encontrá-la? Será que eu posso fazer parte dela? Ou será que eu estou sonhando demais? Será que eu estou sendo ingrato com a minha igreja? Será que eu estou sendo infiel a Deus?

Eu não sei as respostas para essas perguntas. Mas eu sei que eu preciso as vezes de ajuda. Eu preciso de orientação,  mesmo com todo o conhecimento que busquei, é aquele algo mais, a pitadinha de sal, o temperinho. E sobretudo eu preciso de Deus.

Por favor, Deus, me ajude a lidar com a minha frustração. Me ajude a encontrar o meu lugar na sua igreja. Me ajude a ser um cristão melhor e vivenciar o cristianismo de maneira justa, honesta, caridosa e com o olhar ao próximo.

Amém.



Referências se quiser saber mais...

12 Dicas: Como motivar jovens na igreja [Passo a Passo] - Uma Esperança. https://umaesperanca.com/como-motivar-os-jovens-na-igreja/.

Quatro razões por que jovens cristãos abandonam a igreja. https://ultimato.com.br/sites/jovem/2016/04/08/quatro-razoes-por-que-jovens-cristaos-abandonam-a-igreja/.

Como lidar com a frustração: 6 dicas para seguir em frente - Psitto. https://www.psitto.com.br/blog/como-lidar-com-a-frustracao/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário