segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Galileu Galilei

 


 Galileu Galilei nasceu em 15 de fevereiro de 1564, na cidade de Pisa, então parte do Ducado de Florença (atual Itália). Filho de Vincenzo Galilei, músico e teórico musical, e Giulia Ammannati, cresceu em um ambiente que valorizava o pensamento crítico e o questionamento — traços que marcariam profundamente sua trajetória. Ingressou na Universidade de Pisa para estudar Medicina, mas logo voltou seu interesse para a Matemática e a Filosofia Natural.


Astrônomo, físico, matemático e engenheiro, Galileu tornou-se uma das figuras centrais da Revolução Científica, sendo frequentemente chamado de “pai da astronomia observacional”, “pai da física moderna” e “pai do método científico”. Em 1609, ao aperfeiçoar o telescópio, realizou descobertas que transformaram a compreensão do Universo: observou montanhas na Lua, identificou as quatro maiores luas de Júpiter (Io, Europa, Ganimedes e Calisto), estudou as manchas solares e comprovou as fases de Vênus, evidência que fortalecia o modelo heliocêntrico de Nicolau Copérnico.


Seus estudos sobre movimento e queda dos corpos estabeleceram bases fundamentais para a física clássica, influenciando diretamente Isaac Newton. Ao defender o heliocentrismo, entrou em conflito com a Igreja Católica e, em 1633, foi julgado pela Inquisição, sendo condenado à prisão domiciliar até sua morte, em 1642.


#GalileuGalilei #HistóriaDaCiência #RevoluçãoCientífica

Nenhum comentário:

Postar um comentário