Há 29 anos morria Darcy Ribeiro.
Foi em 17 de fevereiro de 1997, em Brasília (DF), que Darcy Ribeiro morreu, aos 74 anos. Ele partiu após mais de duas décadas de luta contra o câncer. Nascido em 26 de outubro de 1922, em Montes Claros (MG), foi antropólogo, educador, escritor e político, considerado um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX.
Iniciou sua trajetória na antropologia, destacando-se pelos estudos etnográficos e pela defesa dos povos indígenas. Mais tarde, voltou-se intensamente para a educação, área na qual deixou contribuições estruturantes para o país. Em 1962, aos 39 anos, tornou-se ministro da Educação no governo João Goulart e, no ano seguinte, assumiu como ministro-chefe da Casa Civil.
Ao longo da vida pública, foi vice-governador do Rio de Janeiro (1982), secretário de Cultura, coordenador do Programa Especial de Educação e senador da República (1991–1997). Foi o primeiro reitor da Universidade de Brasília (UnB), criou os CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública) e esteve à frente de projetos voltados à formação de professores e à ampliação do acesso à educação. Também idealizou iniciativas como a Universidade Aberta do Brasil.
Autor de vasta obra — traduzida para diversos idiomas — tornou-se membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 1993, ocupando a cadeira nº 11. Nos últimos anos de vida, surpreendeu ainda com a produção de poemas.
#DarcyRibeiro #Educação #HistóriaDoBrasil #Antropologia

Nenhum comentário:
Postar um comentário