terça-feira, 12 de janeiro de 2021

NADA DE NOVO NA FRENTE OCIDENTAL...

 


"Nós  desgraçados, não podemos suprimir o pensamento, mas, certamente, o podemos disciplinar e impedir que ele se estonteie e se esfalfe, como na fornalha das cidades, ideando gozos que nunca se atingem!" Este é Jacinto, de A CIDADE DAS SERRAS de Eça de Queiroz, ao se descobrir feliz com as coisas simples, e em outro momento como a aconselhar minha Alma diz: "...que viva na paz de um sonho vago e nada apeteça e nada tema, contra nada insurja e deixe o mundo rolar... " 

O que seria do mundo se houvessem tantos Jacintos, sem aspirações, com medo de pensar, de colocar para fora seus pensamentos ou que alguém, filho ou consorte, lhe cobrasse um por que ?

Muito provável  tudo seria um marasmo, pedante e a autonomia seria um martírio.

Porque renunciar o que sou, o que sou mesmo ?! Sou eu, fruto de mim ou o que querem que eu seja ?!

Se retemos em nós tamanha mágoa, talvez dia virá em que conpreendamos que foi aí o dia, o momento, a ocasião em que sentimos  intensamente a vida.

Talvez numa simples frase tipo: Você sabe, me entende, mas você não é bem vindo aqui... Eu já ouvi isso, é dado por alguém que sempre amei... mas que doeu tanto... 

E sob você abre se um buraco, mas você nao cai, vai para a esquina e espera pacientemente... Até  hoje não sei como consegui ficar em pé,  os pensamentos triturados de tudo o que um dia foi, quebrados, moídos...

E depois vai ao cinema como de nada tivesse ouvido.... Mas no peito o coração rasgado e sangrando e a lágrima sutil no canto dos olhos como mais um diamante perdido para  a dor...

Mais um soldado de Dostroiewski a olhar para o horizonte  e se auto afirmar "  Nada de Novo na Frente Ocidental " 


#PsicAbilioMachado

#ensinamentosdopapainoel

#nadadenovonafrenteocidental

(Ps. Será que você lembra, ou lembrará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário