domingo, 10 de janeiro de 2021

VASOS DE BARRO...

 

*Vasos de Barro*


Leia e medite em Filipenses 2.1-11 e II Coríntios 4.1-18


_“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.”_ 

II Coríntios 4.7


Impressiona-me, não só o fato do ser humano não querer ser igual aos outros, como também querer ser sempre, melhor do que os outros. 

Por causa do orgulho, as pessoas sempre querem ser mais. Mais belas, mais fortes, mais ricas, mais poderosas, mais influentes, mais capazes, mais elogiadas, mais destacadas, mais religiosas, mais espirituais. 

Ou então, elas querem fazer melhor. O meu trabalho tem que ser melhor, o meu carro tem que ser melhor, a minha apresentação tem que ser melhor, a minha nota tem que ser melhor, a minha pregação tem que ser melhor, a minha música tem que ser melhor, a minha comida tem que ser melhor, a minha carreira tem que ser melhor, o meu salário tem que ser melhor, a minha igreja tem que ser melhor, a minha experiência com Deus tem que ser melhor, e por aí vai...

Esse é um risco que os praticantes do Jericó, quando andam perto do Senhor, correm: ser orgulhar de estarem buscando, de serem “melhores” do que os outros que não estão. 

Quando pensamos em ser mais ou melhores, estamos pensando em comparação ou competição. E esta idéia de competir, de ser mais, de ser melhor, somente mostra como o orgulho ainda é forte e domina o ser humano, inclusive, a nós mesmos. 

A verdade queridos, é que, mesmo que queiramos sempre mais, e sempre ser melhores, nunca passaremos de vasos de barro. Poucos servos do Senhor conseguiram entender que são vasos de barro. E menos ainda, são aqueles que conseguem viver como vasos de barro. 

Alguns acham que são vasos de porcelana, mais finos, como uma porcelana chinesa. Outros se acham melhores ainda: pensam que são vasos de cristal. Alguns acham que foram escolhidos para funções mais importantes, e por causa disso, são merecedores de maior honra e reconhecimento. Outros, só porque nasceram em famílias abastadas, ou porque conquistaram tranqüilidade financeira e material, acham que podem desprezar os demais. 

Meus queridos irmãos, no reino de Deus não existem vasos de porcelana, de cristal, de ouro, de platina, ou de qualquer outro material. No reino de Deus, só existe lugar para vasos de barro. 

Uma das maiores bênçãos do ensino de nosso Senhor Jesus é o nivelamento. Nivelar é colocar no mesmo nível, tornar igual, equiparar. Isto quer dizer que, no reino de Deus, todos são iguais, equiparados. Todos foram colocados no mesmo nível. Todos são vasos de barro. 

Ninguém é melhor do que o outro. Você não é melhor do que ninguém. Você não é melhor do que o pecador, do que o mendigo, do que o travesti, do que o viciado, do que a prostituta, do que o seu inimigo, do que o seu perseguidor, do que o religioso, do que o mentiroso. Você é um vaso de barro! 

Entender e viver esta verdade é uma das essências do ensino de Jesus. Entender e viver esta verdade é considerar todas as pessoas importantes, a ponto de amá-las e investir nelas, sem fazer qualquer tipo de acepção. 

Quem é vaso de barro, sabe que o verdadeiro valor não está em si mesmo, mas no tesouro que carrega, que é Cristo, o Senhor.

Quem é vaso de barro não se diminui diante dos outros, porque sabe que ninguém é melhor do que o outro. Vaso de barro não tem crise de baixa estima.

Quem é vaso de barro nunca se considera melhor do que os outros, porque sabe que, perante Deus, e diante do ser humano, todos são perfeitamente nivelados, perfeitamente iguais.

Quem é vaso de barro se torna um poderoso utensílio nas mãos do Oleiro, pois se deixa moldar e produzir pelo Criador, e vive para divulgar o precioso Tesouro que carrega dentro de si.

*Você é um precioso vaso de barro*! E é um imenso prazer ser um vaso de barro igualzinho a você! Juntos, fazemos parte da coleção mais linda e preciosa que pertence ao maior Colecionador do Universo. E não existe nada melhor do que fazer parte desta coleção!

Deus te abençoe neste domingo. Viva como um vaso de barro! Lute contra as crises de porcelana e cristal que às vezes assalta o seu coração. Viva para o seu Tesouro! E que o Oleiro tenha liberdade para moldar a mim e a você como ele bem desejar! 


Feliz Domingo😘🙏🏻



Nenhum comentário:

Postar um comentário